Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Vila Isabel “acende” casal de mestre-sala e porta-bandeira e o Sambódromo.

250

A Unidos de Vila Isabel, terceira agremiação a se apresentar nesta noite de segunda, apresentou no carnaval de 2024 “Gbala- viagem ao templo da criação”. O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros é uma reedição do carnaval da agremiação de 1993, com autoria do samba de Martinho da Vila.Nas mãos das crianças, a Vila Isabel apresentou uma jornada de ensinamentos salvando a mente e a alma da humanidade. A nova leitura trouxe para a avenida alegorias maravilhosas e fantasias luxuosissimas.

A comissão de frente apresentou Oxalá se deslocando entre seis mundos poluidos. A criança como personagem principal ofereceu um coração iluminado para Oxalá e, representando a inocência, entrou no reino da criação.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas totalmente iluminado com leds e dança afro sendo vista pela iluminação. A representatividade do casal trouxe a escuridão e a cura de Oxalá.

No primeiro setor, a azul e branca mostrou as
mazelas do mundo que adoeceram Oxalá.As alas trouxeram os motivos da doença e o gra de destaque foi a segunda alegoria retratando Gbala com Exu em sua superfície conectando o céu com a terra.

Com bastante ijexa, ritmo musical que tem origem Iorubá, a bateria do Mestre Macaco Branco deu um show na avebiba entre bossas e paradinhas . A rainha de bateria Sabrina Sato esbanjou talento e simpatia em seu desfile.

O enredo da escola casou com o samba e a plástica perfeita, sendo contado com clareza e visualmente fiel a proposta.

Um ponto alto do desfile a alegoria somente de esculturas a cor terracota.

Ao longo do desfile, as criancas aprenderam com Ogum, Oxum e Xangô os valores da humanidade : trabalho, amor e justiça. Outra alegoria que vale destaque foi a de homenagem ao carnaval de 1993 com Obaluae todo em palha.

A agremiação encerrou sua apresentação com o mundo curado etrouxe Martinho como sacerdote e oxala iluminando como destaques .

O desfile da Unidos de Vila Isabel terminou com o renascimento da humanidade. A agremiação deu aula de valores, resgate, espiritualidade e amor.

Com evolucao impecável, a agremiação terminou dentro do tempo permitido.

Matéria Jornalista Raphaella Vasconcellos

Fotos por: Rio Carnaval

Comentários estão fechados.