Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Tuiuti leva João Candido a passarela do samba no carnaval de 2024

110

A Paraíso do Tuiuti apresentou na Sapucaí o enredo ” Glória ao Almirante Negro”. Penúltima escola a desfilar na noite de segunda-feira, a agremiação apresentou a história de João Cândido, um herói do povo brasileiro conhecido na Revolta da Chibata. O enredo desenvolvido pelo talentoso carnavalesco Jack Vasconcelos contou como os homens negros eram tratados dentro da Marinha no início do século XX.

A comissão de frente “Heróis do mar, heróis brasileiros, herói da pátria” executada por Cláudia Mota e Edifranc Alves contou o sofrimento do homenageado . Com uma apresentação emocionante, dançarinos vestidos de pescadores fizeram coreografias no elemento cenográfico e no chão tornando de fácil leitura e totalmente dentro do enredo.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane apresentou o figurino ” Calunga grande, o mar” representando os sonhos e as batalhas de João. O casal executou uma bela coreografia clássica apresentando dança afro no refrão.

A bateria sob o comando do Mestre Marcão foi o ponto alto do desfile. Com paradinhas e instrumentos afro, a Super som deu um show na avenida.

A agremiação exaltou João Cândido como o “Mestre-sala dos mares” e apresentou um desfile mais rústico do que tecnológico como visto em desfiles anteriores. A luta por direitos humanos dos negros arrebatou o desfile da agremiação.

Com problemas de evolução, a agremiação passou por dificuldades para colocar o último carro na Sapucaí abrindo um buraco em frente ao segundo módulo e também apresentou correria no final para não estourar o tempo.

Matéria Jornalista Raphaella Vasconcellos

Chefe de redação, jornalista: Edinho Meirelys

Foto: Rio Carnaval – Fotógrafo:

Comentários estão fechados.