Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

O que é carnaval

377

Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”.

O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.

As fantasias de pierrô (pierrot) e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.

No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.

Desenho de Colombina e Pierrot.

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da Primavera.

No entanto, com o aparecimento do Cristianismo, o Carnaval perdeu um pouco do seu caráter simbólico e místico.

Os bailes de máscaras foram criados na França, apenas por volta do século XVII, mas rapidamente ficaram populares em outros países europeus.

Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza).

No Brasil, apesar do Carnaval ter uma grande componente turística, ainda mantém a sua espontaneidade, que se fortaleceu através do folclore popular.

Atualmente, algumas cidades se destacam nas festas de carnaval no Brasil, onde esta festividade é considerada uma das maiores do mundo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, são os desfiles das escolas de samba e em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.

No Recife, o bloco “O Galo da Madrugada” que sai às ruas no sábado de carnaval e vagueia pelo centro da cidade, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.

Em Olinda, o destaque fica para os bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.

Carnaval em Olinda, Pernambuco.

O mais popular desfile de carnaval acontece no Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, onde ocorre o desfile tradicional das escolas de samba da capital carioca.

Em sentido figurado, a palavra carnaval pode significar “folguedo”, “folia” ou “confusão”. Exemplo: “Quando a professora entrou na sala, encontrou o maior carnaval”.

Igreja Católica e o Carnaval

O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne.

O carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada popularmente de “Terça-feira gorda” ou “Mardi Gras“, como dizem os franceses.

Saiba mais sobre o significado da quarta-feira de cinzaspáscoa e quaresma.

Carnaval de Veneza

O carnaval na cidade de Veneza, na Itália, é uma tradição desde o século XVII, e sua característica maior são as máscaras.

Os nobres gostavam da diversão e para não chamar a atenção do povo se disfarçavam escondidos atrás das máscaras.

Os trajes utilizados ainda são os mesmos daquele período: as mulheres com vestidos longos ricamente enfeitados e os homens de libré ou roupas de seda preta e chapéus de três pontas.

Significado de Cultura popular

O que é Cultura popular:

Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região.

Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.

A cultura popular surgiu graças à interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente. A sociologia e etnologia, que estudam a cultura popular, não têm como objetivo fazer juízos de valor, mas identificar as manifestações permanentes e coerentes dentro de uma nação ou comunidade.

Alguns estudiosos indicam que cada pessoa tem no seu interior a noção do que é popular, que é definido pela vertente de tradição e comunidade.

A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões. Pode envolver áreas m música, literatura, gastronomia, etc.

Cultura popular brasileira

A cultura popular brasileira é caracterizada por diferentes categorias culturais, causadas pelo regionalismo. Na cultura popular brasileira é possível verificar variações na música, dança,e gastronomia. A música sertaneja, a capoeira, o folclore, a literatura de cordel, o samba, são elementos importantes da cultura popular brasileira. No âmbito da gastronomia, a culinária baiana é das mais apreciadas no Brasil.

Cultura popular e cultura de massa

De acordo com alguns autores, só é possível fazer a diferenciação entre cultura popular e cultura de massas quando o passar do tempo separa o que é moda e circunstância, passando a fazer parte da essência de um povo. Neste caso, a palavra “massa” não remete para uma classe social, e sim para um grande número de pessoas dentro de uma sociedade.

Apesar das duas expressões serem frequentemente usadas como sinônimos, algumas pessoas fazem a diferenciação, referindo que a cultura de massa revela um produto ou vertente cultural que é difundido para as grande massas, muitas vezes para todo o mundo. A cultura de massa é frequentemente divulgada em meios de comunicação de massa, e na grande maioria dos casos, é incentivada por indústrias com o objetivo de obter lucros. Exemplo disso é Coca Cola, MacDonald’s, Pizza Hut, etc.

Por outro lado, a cultura popular remete para diferentes manifestações que são populares e com origem em diferentes regiões. Está mais relacionada com a tradição e é transmitida de geração em geração.

Diferença entre cultura popular e cultura erudita

A cultura erudita, também conhecida como cultura de elite ou cultura superior, é aquela que é obtida através de estudos, investigação teórica e dados empíricos.

Ao contrário da cultura popular, a cultura erudita é quase exclusiva para pessoas com capacidade financeira elevada. A ópera e obras de arte são alguns exemplos de manifestações da cultura erudita.

Comentários estão fechados.