Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Saúde de Mangaratiba ganha reforço para o Carnaval

152

O plano de ação inclui reforço de mais de 70 profissionais da saúde nas equipes de atendimento

            A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, preparou um esquema especial de funcionamento para as unidades de emergência do município durante o Carnaval. O plano de ação inclui reforço de mais de 70 profissionais da saúde nas equipes de atendimento, aumento de insumos e medicamentos e a implantação de nova base para o SAMU.

            O planejamento de Carnaval foi montado para garantir que a demanda de pacientes, que chega a triplicar em períodos festivos, seja acolhida com agilidade e eficiência.

            O esquema vai contar com o reforço de médicos plantonistas, equipes de enfermagem, limpeza e recepção nas unidades 24 horas de Muriqui, Conceição de Jacareí e Itacuruçá, além da emergência do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB). Ao todo, 92 profissionais extras irão reforçar o atendimento de saúde no Carnaval.

            No período de 22 a 26 de fevereiro, nas UBSs de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, haverá plantão de 24h, para clínica geral e pediatria. O mesmo acontece no hospital, que além do efetivo normal, terá reforço nos setores de ortopedia e cirurgia geral. Somente no HMVSB, a equipe de enfermagem contará com mais 25 profissionais de suporte. As quantidades de medicamentos e insumos também foram ampliadas no estoque de todas as unidades.

            Além disso, a Secretaria de Saúde, tendo em vista a dificuldade do deslocamento entre distritos durante o Carnaval e os engarrafamentos que se formam nas entradas e saídas dos túneis da Rio Santos, também vai reforçar o transporte de pacientes. Uma base descentralizada do SAMU foi montada em Itacuruçá para garantir agilidade na locomoção de pessoas em estado grave no eixo Itacuruçá x Muriqui.

            Ainda, durante o Carnaval, a equipe do Programa DST/Aids também estará fazendo um trabalho de conscientização e combate às doenças sexualmente transmissíveis. A tenda do projeto estará no sábado (22) no centro de Mangaratiba, no domingo (23) em Muriqui, na segunda (24) em Itacuruçá e na terça (25), em Conceição de Jacareí.

            “É a primeira vez, em toda a história da cidade, que a Secretaria de Saúde faz um planejamento desses para o período de Carnaval. Nosso objetivo é garantir rapidez e eficiência no atendimento para os moradores e turistas, mesmo sabendo que a população praticamente triplica nessas festividades”, destacou a Secretária de Saúde, Sandra Castello Branco.

            Ainda para reforçar o atendimento, a Secretaria de Saúde vai antecipar a abertura da nova Unidade de Pacientes Graves do HMVSB. O espaço, criado durante a reforma do hospital, aumentou o número de leitos para pacientes graves, além de receber climatização e novo sistema de gases hospitalares.

            “A reforma do hospital ainda está acontecendo, mas, resolvemos abrir a UPG de imediato para melhorar o suporte ao paciente que chega em estado grave. Esse é um grande avanço para nosso sistema de saúde”, destacou a secretária.

            O plano de ação do Carnaval 2020 funcionará até a quarta-feira de cinzas, dia 26. 

            Texto: Alexandra Boechat.

            Fotos: divulgação.

Comentários estão fechados.

Follow by Email
Instagram
Fale conosco