Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Morre o Mestre Mug, que comandou bateria da Vila Isabel por 30 anos

239

O mundo do samba amanheceu triste, nesta sexta-feira, com a morte de um personagem que fez história na Unidos de Vila Isabel. O lendário mestre de bateria Amadeu Amaral, mais conhecido como Mestre Mug, estava internado no hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), no mesmo bairro da Zona Norte do Rio onde fica a escola cuja bateria comandou por 30 anos. O falecimento foi confirmado pelas assessorias de imprensa do hospital e da escola.De acordo com a família, o sepultamento será neste sábado, às 14h, no Cemitério do Catumbi.

Mestre Mug estava internado desde março. Ele deu entrada na unidade para tratar de uma hérnia de disco na lombar e na cervical. Mas, segundo informações preliminares, teria contraído uma bactéria no pulmão. A assessoria do hospital informou que as causas da morte foram multiplas infecções. Em setembro de 2020, o sambista chegou a ter Covid-19, foi internado, mas venceu a doença.

O músico foi vencedor do prêmio Estandarte de Ouro, dos jornais EXTRA e O GLOBO, de melhor bateria, em 1988, ano em que a escola ganhou seu primeiro título do Grupo Especial, com o enredo “Kizomba, a festa da raça”. Em 2006 também foi personagem importante na conquista do bicampeonado da escola. Em 2009, ao deixar o comando da bateria, ganhou o título de presidente de honha da Swingueira de Noel.

A notícia da morte do ex-integrante foi publicada na página oficial da Vila Isabel, no Instragram. “O G.R.E.S Unidos de Vila Isabel lamenta o falecimento do eterno Mestre Mug, que esteve à frente da nossa bateria, fazendo história, por 30 anos (1979-2009).Nesse momento de profundo pesar, desejamos aos fãs, amigos e familiares a nossa solidariedade e desejo de que Deus traga o conforto para cada coração. Obrigado por tudo, Mestre Mug”, diz o texto.

—Nosso sentimento é de tristeza. A escola está de luto — disse, emocionado, o presidente da Vila Isabel, Fernando Fernandes.

Macaco Branco, atual mestre de bateria da escola, também lamentou a morte do ritmista, considerado por ele o seu mentor. Ele disse que começou na escola, ainda criança, pelas mãos do Mestre Mug.

—Mestre Mug é meu mentor. Quando entrei na Vila Isabel, na bateria, foi ele que me deu a oportunidade, ainda em criança. Depois me deu oportunidade de virar o responsável pela ala de tamborins e em seguida diretor de bateria. Aprendi muito com ele e até os últimos dias da vida dele. Então, pra mim, é o meu mentor, o mestre dos mestres. Vai fazer muita falta para a Vila Isabel e para nossa swingueira. Era nosso grande presidente de honra da bateria.

A Mocidade também lamentou a perda em sua rede social:. “A Mocidade Independente de Padre Miguel lamenta profundamente o falecimento do Mestre Mug, que durante muitos anos comandou com maestria a bateria da coirmã Unidos de Vila isabel. Desejamos condolências aos amigos e familiares. O mundo do samba fica mais triste hoje. Estamos de luto.”

Comentários estão fechados.