Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Jorge Perlingeiro assume presidência da LIESA

46

Único candidato ao posto, Jorge Perlingeiro assume na noite desta quinta-feira, dia 18, o cargo de presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A posse acontecerá durante a plenária com os presidentes das agremiações filiadas a liga. A cerimônia será a formalização da aclamação do nome indicado pelos dirigentes do Grupo Especial, liderados por Aílton Guimarães – o Capitão Guimarães – autor do convite.

Jorge Perlingeiro é locutor e apresentador de TV. Fez parte da primeira gestão da Liesa com o cargo de assessor do então presidente Castor de Andrade. Hoje, 37 anos depois, assumirá a organização e vai encarar a maior crise já enfrentada na história do Carnaval.

SITUAÇÃO ATUAL

A pandemia de Covid-19 potencializou a crise no Carnaval. Desde o início da pandemia, os trabalhos ligados diretamente aos desfiles das escolas de samba estão suspensos. As quadras e barracões estão paralisados desde março do ano passado e muitos dos trabalhadores da festa ficaram sem o seu sustento, já que em sua maioria não possui vínculo formal com as escolas de samba.

Além da paralização dos trabalhos devido a pandemia, as escolas de samba sofreram por 4 anos com o corte das verbas da subvenção na gestão de Marcelo Crivella, mas a cidade agora é governada pelo prefeito Eduardo Paes que tem proximidade com o Carnaval. O prefeito portelense prometeu uma festa grandiosa em 2022 e ressalta o apoio às agremiações, incluindo a volta da subvenção. Assim como o governador do estado Cláudio Castro que manifestou a boa vontade de cooperar com as escolas de samba.

PRÓXIMOS PASSOS

Dentre algumas mudanças sugeridas pela nova gestão estão a possibilidade de uma aproximação do Carnaval com o governo federal e a troca do local da apuração. Mesmo com uma possível influência contrária vinda da banca mais conservadora de Brasília, o novo presidente da Liesa quer defender para o presidente Jair Bolsonaro a importância cultural e econômica do Carnaval para o país. Para dar mais visibilidade ao desfile das escolas de samba, Perlingeiro acredita na mudança do evento, principalmente no dia da leitura das notas que rende uma das maiores audiências para a TV Globo.

EIS AS NOTAS

Em 2021, a voz de Perlingeiro completaria 30 anos consecutivos interpretando as notas dadas para as escolas de samba, mas ele garante que, mesmo assumindo a presidência, continuará recintando as avaliações dos jurados com os seus famosos bordões.

Comentários estão fechados.

Follow by Email
Instagram
Fale conosco