Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Entrevista Samba Sem Fome por Umberto Mauro

696

2 ANOS DE SAMBA SEM FOME

Que tal passar uma tarde de sábado curtindo um samba de raiz e ainda ajudando o próximo? Esta é a proposta do pessoal do projeto Samba sem Fome. A roda acontece todo mês no Biricuticos Bar, em Maria da Graça. O convite acontece pelas redes sociais e solicita 1kg de alimento não perecível como contribuição sugerida. Mas, como o clima é de batuque e solidariedade, o público sempre leva além da conta.

  Neste sábado, 11/05, o projeto completou 2 anos de samba no Biricuticos. De quilo em quilo a galera já contabiliza um montante de “aproximadamente 8 toneladas”. Nesta edição teve até sorteio de balde de cerveja para os posts ao vivo no facebook! Como eu não podia ficar de fora desta festa, pude conferir as mesas fartas de alimentos e a sintonia de felicidade entre os músicos e  o povo em volta da roda. Entre um set e outro com muito Fundo de Quintal, Candeia, Martinho da Vila, seguindo aquele repertório clássico das rodas da zona norte, pude conversar com um dos coordenadores do projeto, Alexandre Lima, vocalista e tocador de banjo de primeira qualidade. Alexandre também é responsável pela prestação de contas que posta todo mês, em vídeo, pelas redes do projeto.

 

Umberto Mauro: Alexandre, como começou o projeto Samba sem Fome? O que veio primeiro, o pagode ou a vontade de ajudar?

Alexandre Lima, banjo e vocal”.

Alexandre Lima: O Projeto tem aproximadamente 20 anos! A ideia foi reproduzida pelo nosso presidente Marcelo de Paula “Aragão” que testemunhou um movimento similar.  A partir daí rolava um samba informal, uma resenha entre amigos, se fazia uma comida e pedia aos convidados que levassem os alimentos.  Após, parte-se pra algo mais estruturado a fim de aumentar as arrecadações. E assim segue. No entanto, os eventos deixam de acontecer.  Daí, numa conversa ,eu ,Aragão e o Babyface (vice) decidimos voltar. Eu não fazia parte, só conhecia a rapaziada.  Botei uma pilha pra volta do Projeto rsrs… Daí, montamos o time e recomeçamos.  Ontem, fizemos 2 anos de retorno lá no Biricutico Bar.

U.M.: Tem muito papo de crise ultimamente, mas no projeto as pessoas enxergam esperança. Quanto vocês puderam arrecadar até agora?

A.L.: Até a edição de Abril foram 8 toneladas arrecadadas, 25 instituições atendidas e mais alguns pedidos de ajuda esporádicos…

U.M.: O repertório é predominantemente samba de raiz…

A.L.: Sim! Como somos amantes do Samba, aproveitamos a oportunidade de cantarmos os sambas que gostamos de ouvir e cantar em resenhas e também ajudar na disseminação cultural do Samba. Uma vez que, o público só conhece os sambas tocados nas rádios…

U.M.: E quem escolhe o repertório? Vocês têm canções autorais? Reparei que  tem um samba do projeto…

A.L.: Nosso repertório é Samba! E aleatório. Chegamos e cantamos os sambas que nos vêm à cabeça. De improviso mesmo… Um dos integrantes, Igor Trindade, fez um samba específico pro Projeto…

U.M.: Opa! Deixa pro final aí… E você Alexandre, quando o samba te fisgou?

A.L.: Desde criança… Sempre tive dentro de resenha batucando. Quando adulto comecei a estudar e tocar (ou tentar rsrs) banjo…

U.M.: Qual o papel das redes sociais no projeto? Ou é só no boca a boca mesmo…

A.L.: Hoje é fundamental! Divulgamos o nosso trabalho e prestamos conta de tudo que fazemos. E as redes sociais são importantíssimas nesse processo…

U.M.: As instituições podem fazer contato com vocês ou a escolha é aleatória?

A.L.: Sim… Rotineiramente pedimos indicações lá página do Facebook.

U.M.: Bom, 2 anos de projeto aqui no Biricuticos, 8 toneladas de doações. Onde o Samba sem Fome quer chegar? Qual a ambição do projeto?

A.L.: Nossa ambição é conseguirmos a cada pagode recolhermos o maior número de alimentos possíveis, para que possamos atender ainda mais pessoas/instituições…

U.M.: Valeu Alexandre! Agora, canta aquele samba bonito que eu ouvi na roda…

A.L.:  canta) “Vamos ajudar a quem precisa, pois dessa vida nada mais vamos levar/ 1kg de alimento, a mão amiga, pra quem necessita o amor é remédio pra cicatrizar / Todos juntos nós somos mais fortes, nós tivemos a sorte de ver num amigo,um irmão/ vamos formar a corrente de fé que o samba nos traz o axé, caridade ,amor e união /Pode ajudar quem quiser paz na terra a quem merece/  muito obrigado o samba sem fome é que agradece”.

SERVIÇO:

SAMBA SEM FOME

BIRUCUTICOS BAR – Rua Conde de Azambuja, 763 – Maria da Graça (perto do Metrô)

Todo segundo sábado do mês (preferencialmente, checar atualização)

Facebook: www.facebook.com/sambasemfome

Intagram: instagram.com/sambasemfome

Email: sambasemfome@gmail.com

20 Comentários
  1. Isabel Cristina Gifone Silva Diz

    Excelente iniciativa. Precisamos de mais projetos que leva alegria e, ainda, ajuda as pessoas. Parabéns pela entrevista.

  2. Cristiano Diz

    Deus é bom!

    1. UMBERTO MAURO Diz

      ELE é excelente! Ou melhor a Excelência! Obrigado Cristiano.

  3. Alan Bittencourt Diz

    Belo projeto e ótima entrevista. Que o Samba Sem Fome ganhe cada vez mais visibilidade!

    1. Umberto Diz

      Para quem curte o samba de raiz,vale muito a pena. Te espero no próximo encontro.

  4. Rita de Cassia Diz

    Adorei a matéria!
    Ótimo vc deixar ps endereços do samba!
    😍😍😍

    1. Umberto Maurl Diz

      Pertinho do Metrô Maria da Graça. Samba de raiz e solidariedade. Quer melhor pedida?

    2. UMBERTO MAURO Diz

      Grande iniciativa do projeto. Samba da melhor qualidade com oportunidade de ajudar o próximo.

  5. Marcos Souza Diz

    Parabéns pelo texto e pela divulgação. Estarei no próximo samba sem fome.

    1. Umberto Mauro Diz

      Obrigado Marcos. Toda iniciativa do bem deve ser compartilhada. No Samba sem Fome multiplicamos sorrisos, né?! Espero todos na próxima edição.

    2. UMBERTO MAURO Diz

      Obrigado Marcos. Samba de melhor qualidade e uma oportunidade de ajudar o próximo. Sensacional, não é?

  6. Zezinho do Banjo Diz

    Desde o começo no Biricuticus eu acompanho e de alguma forma tento ajudar pq esse é um projeto que acredito e dou fé,Salve o Samba Sem Fome.

    1. Umberto Mauro Diz

      Zezinho! Ser do bem e do samba vale muito a pena, não é?! Forte abraço!

  7. Jorge Reis Diz

    Rapaziada do bem Carlinho me apresentou esse projeto e é um ótimo exemplo de lazer e solidariedade, que dure e cresça bastante!! que Deus continue abençoando a todos do Samba Sem Fome!

    1. UMBERTO MAURO Diz

      Obrigado Jorge pelo seu comentário. As excelentes iniciativas devem ser compartilhadas.

  8. Jorge Reis Diz

    Um grande abraço ao Carlinho que me apresentou esse projeto é um ótimo exemplo de lazer e solidariedade que Deus continue abençoando a todos do grupo samba sem fome !

  9. Rosi Marinho Diz

    Show de matéria. Parabéns!

  10. Matheus Diz

    Excelente texto, parabéns pela linda iniciativa.

  11. Beto Diz

    Muito bom o texto

  12. Beto Diz

    Conteúdo de altíssimo nível

Comentários estão fechados.