Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Como surgiu o samba?

400

O samba é uma forma de dança originária do Brasil. É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em pagodes

O samba é oriundo do Rio de Janeiro. Deriva de um folguedo que emergiu na Bahia em meados século XIX com notável influência africana, o samba de roda, que por sua vez guarda semelhanças com o coco, dança de roda mais antiga surgida na Capitania de Pernambuco com influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas.

Em terras fluminenses, o samba de roda criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ser preso. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época.

Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.

Nessa música brasileira, a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba.

“À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado. É isso que faz dele um dos ritmos mais ricos do mundo”, afirma o músico Eduardo Gudin.

Comentários estão fechados.