Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Carnavalesco da Sossego e da MUM vence concurso de logo da Beija-Flor

0 9

Carnavalesco do Acadêmicos do Sossego (RJ) e da Mocidade Unida da Mooca (SP), André Rodrigues foi o vencedor do concurso de logo de enredo da Beija-Flor. O artista venceu uma disputa com mais de 100 concorrentes e é o autor do cartaz que representa o enredo ‘Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor’.

André, que é negro, revelou que decidiu participar do concurso por conta do tema e histórico afro da azul e branca. O carnavalesco lembrou de desfiles que foram importantes para construção do seu próprio pensamento no Carnaval, como as apresentações da escola de 1978, 1983,  1988, 1989, 2000, 2001, 2003 e 2007.

“Muitos motivos e vozes me atravessam. Este enredo diz tanto sobre mim, quanto sobre a escola. A Beija-Flor sempre me despertou de forma muito energética a minha ancestralidade e meu pensamento. Lembro como hoje a sensação do amanhecer de Agotime e o toque dos atabaques. Estava ali o sagrado Maranhão dos meus ancestrais familiares de Bequimão, Codó, Imperatriz, Alcântara e São Luís, juntos, em um desfile de escola de samba, meu sagrado momento anual. Eu não sabia na época o que eram todos esses atravessamentos, mas sabia que algo me transpassava.”

Também natural da Baixada Fluminense, o artista exaltou a negritude no último Carnaval, quando assinou o desfile ‘A Ópera Negra de Abdias do Nascimento’, na Mocidade Unida da Mooca. A agremiação ficou na 4ª colocação do grupo de acesso de São Paulo.

“Essas histórias me levaram a pensamentos profundos sobre quem era essa Beija-Flor. Afinal, como trazia tanta gente preta da Baixada para ser tão rica e feliz no coração da cidade, e ainda cantar nossa história, nossos ancestrais, dar a nós o direito de reclamar nossa história como ela é? Eu sou de Belford Roxo, sempre me senti muito bem representado por ela, merecíamos esse encontro. A Beija-Flor e toda preta história tem muito mais a ver com quem eu sou do que em quem me tornei”, explicou André Rodrigues.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Follow by Email
Instagram
Fale conosco