Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Carnavalize promove debate acerca do samba de enredo com lançamento de livro

23

Depois dos bem-sucedidos eventos e exposições que promoveram agregadoras reflexões sobre as escolas de samba, o Carnavalize volta ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica em dezembro, para finalizar o ano com um recheado evento sobre o principal bem da nossa folia: o samba-enredo.

Em uma tarde de alegria, revisitaremos a história do gênero com uma palestra, um debate e um lançamento de livro que buscam recontar a história do gênero e pensar seus rumos nos últimos carnavais. Reunindo pesquisadores, compositores e sambistas de todo tipo, o #Carnavalize quer celebrar a re-existência da nossa festa em meio aos tempos de ataques ao ritmo que é nosso maior símbolo cultural.

Então se liga na programação que preparamos:

14h-15h:30 – Aula pública com Luiz Antonio Simas, intitulada “Samba de enredo: história e arte”.

Um dos maiores pensadores da cultura brasileira em atividade e talentoso pesquisador do nosso samba e dos nossos saberes, Simas dará uma aula sobre a história do samba-enredo e suas transformações ao longo dos anos, baseado em seu livro em parceria com Alberto Mussa, “Samba de enredo: história e arte”, da editora Civilização Brasileira.

15:30-16h – Bate-papo com Emerson Porto Ferreira e sessão de autógrafos no lançamento do terceiro livro do Selo #Carnavalize da Rico Editora: “Sou da negritude o fruto e a raiz: os samba afro-brasileiros da Nenê de Vila Matilde“.

O pesquisador, professor de História e doutorando da UNESP Emerson Porto Ferreira conversa sobre as origens do samba paulistano e os carnavais afro-brasileiros da Nenê de Vila Matilde. As temática deram o enfoque da sua pesquisa de Mestrado na PUC-SP, a qual resultou no novo lançamento do Selo #Carnavalize!

16:00-18h – Roda de Conversa: as transformações do gênero nessa década

Reunindo compositores de diferentes gerações por trás de grandes obras que marcaram o gênero nessa década que se finaliza, a conversa falará das renovações e inovações que deram novo gás ao gênero samba-enredo nessa década. O papo pretende abordar os processos de criação, disputas de sambas e assuntos que transformaram a forma como os desfiles e sua música se relacionam nos últimos anos.

Convidados: Antonio Gonzaga, Claudio Russo, Luiz Carlos Máximo, Manuela Oiticica (Manu da Cuíca) e Samir Trindade, com mediação de Luise Campos.

SERVIÇO:
“Papo de samba-enredo:costurando os últimos carnavais”
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68)
Data: 11 de dezembro, das 14h às 18h
Entrada franca. Não é necessária inscrição
Obs.: Qualquer atualização ou mudança na programação será postada em nossas redes sociais e na página do evento.

Esperamos por vocês!

Carnavalize conosco!

Comentários estão fechados.

Fale conosco